segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Sobre blogs e blogueiros

O Lauro Antonio Corado é um bloger inattendu e insuspeito pois não faz parte da geração blog padrão, também não passou a adolescência escrevendo pessoalidades e usando codificações duvidosas que só têm por mérito isolar em uma redoma de linguajar pequenos (ou grandes) grupos de semi-desocupados (ou de desajustados de qualquer espécie) como é o caso, em geral, do jargão adolescente de conteúdo, em geral, esvaziado.

E assim, escrevendo em linguagem impecável e usando textos, às vezes, longuíssimos - contra toda padronização bloguística - Lauro consegue o inesperado, ter um blog atualizado e interessante, multidomínios e agradável aos olhos, levando o caráter plurissemiótico do gênero às últimas conseqüências, mas sem cair no vulgar ou se descaracterizar. O LA apresenta tem uma identidade que não se perde e a não perder.

Tudo isto para dizer que ele nos ofereceu um excelente texto sobre o gênero blog que, apesar de longo, considero leitura necessária para quem se interessa genuinamente pelo gênero, seja para brincar de escritor de blogs, seja para exercer o papel de leitor público ou incógnito como tantos
lurkers que conheço. Ou, para quem começa, como eu e outros, a criar sistematizações passíveis de serem utilizadas em aulas de práticas da linguagem, onde se ensina que a Internet e seus gêneros há muito deixou de ser brincadeira de adolescentes e "desocupados" - rótulo muito em uso na década passada - e se tornou coisa séria. Séria no que diz respeito aos processos de construção e aos seus conteúdos, mas ainda e sempre genuinamente lúdica na forma e nos conteúdos. Deixo, abaixo, uma provinha para quem tem pressa, mas tudo está aqui, é só clicar.

Navegar na Internet, surfar pelos blogues impõe uma mentalidade nova e um rigor cada vez maior. A ingenuidade não é mais possível e essa é uma das características para que urge alertar o consumidor passivo destas novas ferramentas tecnológicas.
(...)
A blogosfera tem de tender a ser essa terra de respeito mútuo, de construção colectiva, de utopia possível.
Numa altura em que quase todas as utopias ruíram, em que os valores se afundam, em que o materialismo guerreiro se tenta instalar com os resultados que todos vemos, é importante reinventar novas utopias, que sendo utopias todos sabemos não cumpridas a cem por cento no futuro, mas prováveis de concretizar em larga medida.

4 comentários:

Joca disse...

... saiu na revista Época que no mundo existem cerca de 900 mil blogs. Creio que deve existir muita coisa boa que jamais teremos oportunidade de ver, pois é impossível, simplesmente impossível. Uma grande utilidade que encontro são as postagens de albuns musicais, noutros tempos impossíveis de se acesso, além de causar enorme desperdicio de tempo nas vãs procuras por sebos (alfarrabios para nossos amigos lusos!). Isso me faz lembrar da biblioteca infinita de Borges, que espero reler quando possível.
O LA é uma importante referência cinematográfica, ao qual sempre recorro.

Luis Eme disse...

a blogosfera é o retrato do mundo que vai vivendo em democracia, com tudo o que existe de positivo e de negativo.

mas não tenho grandes ilusões utópicas, Lóri, a respeito da blogosfera.

porque este meio está tão à medida da gente boa como dos "filhos da puta", que se alimentam do insulto e da mentira. porque ainda se permite quase tudo na blogosfera...

a grande vantagem que existe é termos o mundo quase na palma da mão e podermos descobrir opiniões e notícias genuinas, sem a manipulação que existe nos média...

bjs Lóri

Alberto Oliveira disse...

... a blogosfera é (para mim) uma forma (lúdica) como qualquer outra de poder interagir com o meu semelhante quer em forma de textos no meu sítio ou de comentários nos blogs de outrém.
Edito os meus textos com prazer porque me divirto com eles e procurando que da sua leitura surja um comentário ainda mais maluco que o meu e se possível mais extenso e isso vai acontecendo, prova que não sou o único doido-utópico que por aqui anda há cerca de quase seis anos.
De resto, a fronteira entre o virtual e o real é tão ténue que dificilmente alguém se consegue "esconder" da sua verdadeira personalidade muito tempo por estas bandas. E pelo que me é dado ver, os "verdadeiros artistas" não abundam na blogosfera.
O que mais detesto (e estou de acordo com seu Lauro) é o comentáriozinho que tanto se lê por aí, do género "gostei de o ler. Passe pelo meu blog. Saudações.", que é a procura ingénua?! de aumentar a contabilidade de visitas no blog... Mas cada um gasta do produto que melhor lhe convém.

Pronto. Já deixei aqui algumas bobagens sem graça. Ah e não esqueça: passe pelo meu blog que tem um post novo. É sobre o fado. Já foi?! Pois então já não está cá quem falou. Deixo-lhe um beijo e dois sorrisos.

O Escrivão do costume.

Lóri disse...

Sinhorescrivão!

Qd mencionei os processos de construção, sérios e ao mesmo tempo lúdicos, pensava em blogs como o teu, igualmente plurissemiótico e sempre muito interessante em suas utopias e aparentes descalabros.

Qto àquele tipo de comentário, eu os ignoro quando acontecem, mas acho q de tanto ignorar, acabaram por desaparecer do meu boteco.

Não tenho uma grande contabilidade no medidor de visitas, mas os nrs que tenho são dos bons, recheados de gente como Legível, Luís e o Joca e mais uns queridos e queridas.

Qto ao resto, concordo totalmente, isto não é espaço para se esconder, ninguém consegue simular por muito tempo e isso ainda é algo que eu vou tentando destrinchar. Tive a oportunidade de conversar sobre isso com o LA, diante de um chop, aqui em Copa, este ano, mas ainda me custa argumentar com alguns alunos que argumentam com o óbvio e com todos os lugares comuns possíveis, sobre invasão da privacidade e falsidade. Ai as velhas teorias da conspiração reproduzidas!

Acho que vou fazer um post, que isto está imenso para um coment.

beijos