quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Do simbólico para os humanos


Não é porque eu ache que as coisas podem mudar como num passe de mágica. Mas porque nós precisamos de símbolos e rituais para empreender mudanças e foi-nos oferecido um símbolo como há muito muito muito tempo não tínhamos. Adorei ler as notícias hoje ao acordar e não é porque eu seja ingênua ou acredite em milagres (eu até acredito!), mas eu prendo-me sobretudo ao valor simbólico desta eleição. Foi o acontecimento do ano. Hors-concours pra tudo!

A foto me foi enviada pela Olga, visitante itinerante deste boteco.

4 comentários:

Luis Eme disse...

sei que não é politicamente correcto dizer isto, mas há algo que me desagrada no seu tom de voz, mas para ser melhor que o W, não é preciso muito...

pelo menos que traga mais paz ao mundo!

bjs Lóri

Joca disse...

... o caro luis fala assim porque não conhece o tom de voz do nosso luiz daqui, o Lula...
Por mim, gostei do tom do discurso do Obama: pelo menos não o ouvi falar "eu" em nenhum momento. A esperança é grande: ele não é apenas um negro, um afro-descendente: carrega em si muitos simbolos, entre eles a influencia muçulmana mesclado ao cristianismo. Um autentico "mestiço", que esperamos poder agregar, não só os EUA...

Lóri disse...

Meu querido Luis,

Não precisas ser politicamente correto, eu tantas vezes não sou.

Nem eu acho q sê-lo inclui gostar do que não se gosta. Simpatia não se impõe e não tens que gostar dele pq ele é negro e fica bem.

Por outro lado, Joca, eu penso exatamente nessas carcterísticas multiculturais que tornam Obama um símbolo de um mundo diferente daquele que conhecemos e que será necessário construir se pretendemos permanecer por aqui, como espécie, mais alguns séculos.

Qto ao nosso Luis Lula, nem me falem. Eu não digo que foram votos desperdiçados, tento pensar nele do mesmo modo, como um símbolo q vai imprmindo novos modos de agir.

Beijos aos dois

Olga disse...

Ida, concordo com todas as tuas palavras. É um grande feito, sim. Não podemos esquecer que há apenas 44 anos, um negro, nos Estados Unidos, não podia nem olhar diretamente no olho de um branco.

Faça Obama o que fizer, não tenho grandes expectativas, ele não é Deus, é um ser humano, decerto que que assumiu compromissos diversos, ele já entrou para história. E isso é um fato!