terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Era no tempo dos tamarindos


Há uns anos, tive um empreendimento, mandei reformar uma casa de 1918, fotografei todo o processo, mandei até colocar uma baywindow na área de lazer, junto à sala de vídeo, mas o que eu mais gostava mesmo, além da torre onde ficava o meu escritório - quase Rapunzel - era o modo como tinha mandado assinalar masculino e feminino nos banheiros.

Escolhi, fiz pesquisa, perguntei aos amigos, puxei pela memória, e lá juntei uns 15 ou vinte casais mais-mais da história, do cinema, da música ou da literatura. Mandei fazer dois impressos bem legais, coloridos, em um pus as mulheres e no outro os homens respectivos e afixamos cada um no seu lado.

Ficou tão interessante que era muito divertido ver quem chegava, pela primeira vez, com vontade fazer xixi, parar uns bons segundos na porta a ler os nomes e levar um susto inicial até se dar conta da proposta. A seguir, ficavam lendo tudo até o fim, ver se havia algum que gostariam que estivesse e não estava, ou a tentar reconhecer - às vezes viravam pro outro lado, ver se identificavam pelo partner quem era o par famoso. Eu não sei se lembro de todos, mas vou tentar, só como homenagem aos meus queridos que, amanhã, comemoram São Valentim ou la Saint Valentin. Cá, neste lado do globo, e especificamente neste quase continente-país, é só na véspera do Santantoninho, 12 de junho sabedeusporque.

Henry and June
Cleopátra e Marco Antonio
Ginger and Fred
Evita e Péron
Abelardo e Heloísa
Gregory Peck e Débora Kerr


Liz Taylor e Richard Burton
Romeu e Julieta
Tristan et Iseut
Camille et Auguste

Henri et Margot
Carmen e Don José
Porgy and Bess
Sansão e Dalila
Bonnie and Clyde
Pedro e Inês
Édipo e Jocasta
Ulisses e Penélope
Napoleão e Josefina
Simone et Jean-Paul
John e Yoko
Rimbaud et Verlaine
Paul et Virginie
Scarlett and Rhett

Mariana e Bouton
Jacqueline e Onassis
Maria Bonita e Lampião
Sophia e Marcello
Elza e Garrincha
Harold e Maude
Glória e Tarcísio
Grace e Rainier
Roberto e Ingrid

Isis e Osíris
Eros e Psyché

Fiquei chocada com a minha falta de inspiração. Ou de memória. Ou de ambas as coisas. Alguém me ajuda?

27 comentários:

Professor Texto disse...

Já que perguntar não ofende: não seria 14 de fevereiro que se comemora o dia internacional do amor?
Sugestões de pares amorosos:
Tom&Jerry, Batman&Robin, Gordo&Magro, Zorro&Silver Tarzan&Chita (ou seria tarzan&Jane?) rsss.....

Lóri disse...

ó, eu bem q pensei em Tom & Jerry, mas achei que aquele entre tapas e tapas nào era assim o modelo para o São Valentim. E vc tem razão, total, eu pulei um dia no calendário. E esqueci de pagar o visa q vencia ontem... tudo culpa deste bendito post. Deve ser vingança do cupido, só pra me garantir que essas melosidades de amor não compensam. Agora é multa no banco.

clarinda disse...

Ulisses e Lóri. Nem mais, mas esses não cabem num único dia de cor-de-rosa vestido. Enfim.

Bj.

Olga disse...

Lóri, Jorge e Zélia. Um abração!

Olga disse...

Ah, depois que postei, lembrei de Jesse e Celine (filme Antes do amanhecer)e Tomas e Tereza (filme A insustentável leveza do ser).

Titá disse...

Não critique a sua memória! Pelo que vi ela está supimpa.

A minha, no entanto, só me deu
"Bentinho e Capitu",
"Machado de Assis e Carolina",
"Florentino Ariza e Fermina Daza",
"Heathcliff e Catherine",
"Frida Kahlo e Diego Rivera",
"Napoleão e Josefina",
"Henrique VIII e Ana Bolena".

Pensando bem... não está tão ruim...
Bj

Lóri disse...

FOi num dos que eu pensei, Laerce, Ulisses e Lóri, mas ninguém deve saber quem são... é pena, pois como sabes, são dos meus favoritos, mais do que eles só Abelardo e Heloísa.

Beijos... amanhã é o dia "de cor-de-rosa vestido", ou não?

Pitanga Doce disse...

Eu perdi isto tudo, foi? Pois. Andava a explicar o porque de não responder a todos os prêmios dos blogs e a "chorar as pitangas", ou sejam, as mimosas,que já floriram sem a minha presença.

Estou aqui pensando ("lá vem essa Pitanga avacalhar com o meu post" isto és tu a pensar) enquanto essa malta lê os nomes nas portas, a fila cresce e o tipo que ficou lá atrás e bebeu sete choppes, está tramado.

mais um casalinho pra ti:
Pato Donald e Margarida.


Saint Valentin? Deixei de ser romântica. Agora sou fashion e prática...

beijos e UAU! Isto aqui até música tem!

Lóri disse...

Jorge e Zélia, Olga??? Tou boiando! Adorei lembrar o par da Insustentável leveza... só lembrava o nome dela.

Lóri disse...

Sônia, sabe que eu tentei e por nada deste mundo conseguia lembrar do par da Capitu? Será um cochilo freudiano? PQ aquele Bentinho, vou te enganar não, é do piorio como disem meus amigos portugas. O homem endemonizou a pobrezinha e ninguém nunca vai saber o q realmente aconteceu.

Parei no Heath & Cath e Frida e Diego... excelentes lembranças. Beijos! Pra quando uns passos? Responde no mail, vai...:)

Lóri disse...

Pit, amei a fila do banheiro!!! Só tu! Olha, eu tb amei o post dos concursos... só não cmentei pois tava desabando ontem.. já tem mais? Vou lá.

Bjs,I

Lóri disse...

Mas por favor, os meus amigos portugas não diSem nada... só diZem o que devem! Sorry!

Pitanga Doce disse...

E com tamarindo ou sem, já estás devidamente linkada. "E mai nada", que não estou pra vir aqui com escalas aqui e ali. hehe

Pitanga Doce disse...

Lóri, minha frô...Jorge Amado e Zelia Gatai. Né não, Olga?

Olga disse...

É, sim, Pitanga, gosto muito da história de amor dos dois.

Lóri, jamais pude esquecer do Tomas na interpretação sensualíssima de Daniel Day-Lewis. Aliás, o Daniel Day-Lewis continua sendo...

Pitanga Doce disse...

Ó Olga, o que seria desta Lori sem nós, hein?

Rosa dos Ventos disse...

Teresa e Simão do Amor de Perdição...

Aceitas?

Abraço

Pitanga Doce disse...

Maria Monfort e Pedro
dos Maia.

Pitanga Doce disse...

Vai ao Pitanga, mas não sofras...se puderes. Mas entender eu sei que vais.

Lóri disse...

OK, vcs venceram, mas realmente (leiam com sotaque lusitano, eu adoro) aqueles dois escritores marketizados não lembram nada de pares apaixonantes, mas provavelemnte eu desconheço os detalhes melhores... Olguinha e Pit, podem continuar contribuir, atão, já cansaram? Só pq eu tou meio devagar? Bjs,

Lóri disse...

Ai o DayLews!!! Ainda mais naquele filme. Meus sais, please! A gente nem precisa que seja São Valentim!

Lóri disse...

Sim, Senhora dos Ventos, Teresa e Simão... mas pq tantos amores são de perdição, diz lá? Ou serão todos? Beijos

Rosa dos Ventos disse...

Serão de perdição ou serão perdidos?!

Abraço

Olga disse...

Ida, também não gosto muito dos escritos do Jorge Amado, acho chato. A história aqui é outra, não? Eles tiveram uma história de amor forte, com muita renúncia por parte dela. Por isso os citei, tá?

inominável disse...

Esqueceste-te do par "Bárbaro branquinho & Preguicinha"

Lóri disse...

Ai, amei Menina sem Nome, já mostraste a ele?

Isabel Victor disse...

E Tristão & Isolda ...


bj*


iv