terça-feira, 16 de setembro de 2008

Da cor do sol



Que Deus me dê, antes de morrer, os sabores da cor do sol. Do sol que arde no deserto dos homens azuis; do sol que paira sobre a Toscana dos muros ocres; do sol que banha o Mediterrâneo das casas brancas; do sol que brilha no Nordeste e faz as mangas serem tão perfumadas e doces que só de passar perto delas apetece não ser mais nada além de um ser vivo que pode se alimentar do cheiro e do sabor que elas guardam; do sol das laranjas de Allambra, das laranjas da Bahia, das laranjas que jazem numa banca à espera, em um frasco feitas cristal, com açúcar e magia e derretem na boca depois do jantar.

E que Deus me dê, igualmente, antes de morrer ( e mais algumas vezes antes disso, se possível) todos esses sabores e aromas e mais os do encarnado tomate seco ao sol, molhado no azeite, temperado com hervas e desejo. E que me dê, também, para acompanhar, a maciez do centeio feito pão, como nas serras da infância da minha mãe e que se possa regar tudo isso, com a dourada cerveja ruiva que os monges se encarregaram de nos deixar de herança, para não esquecermos que o estômago fica perto do coração e que os lábios saboreiam e beijam com a mesma saliva e intensidade.


15 comentários:

Telma Pereira disse...

Amem, amém.Com água na boca fiquei também.
Bjs

Luis Eme disse...

texto delicioso, apesar de ser triste, tem algo de despedida...

que saboreies todas essas cores por muito tempo, até acariciares as rugas e tocares os cabelos brancos, presa à linha do horizonte, escondida por qualquer serra, de um lado, e aberta até o oceano começar a virar...

bjs Lóri

Joca disse...

...texto corajoso, com toques nostálgicos, mas também aponta "viradas de marés"...
Entretanto, saboroso, enigmático, belo. Afinal, finalmente um texto que vale mil imagens!

bjs,

Lauro António disse...

Que voluptuosidade, que gosto pelos prazeres da vida (e do céu!)! Um beijo a saber a manga, que adoro.

Lóri disse...

Lauro querido, se pudesse te enviava uma lasquinha significativa da manga deliciosa em que me acabei ontem, antes de escrever esse texto. Finalmente um segredo teu que vale a pena!
Beijos de sol, em dia cinza.

Rosa dos Ventos disse...

É tão delicioso o teu post que tive vontade de encostar o nariz ao ecrã para sentir os cheiros e de o lamber para apreciar os sabores!
Vais ter tudo isso durante muitos anos!

Abraço

Pitanga Doce disse...

E olha que tive que vir aqui para ver a cor do Sol. Esqueceste das laranjas do Alentejo. Quanto ao centeio feito pão, fartei-me de me deliciar com ele, não regado a cerveja dos monges mas a um bom tinto.

Quanto ao coração e a proximidade do estômago, deve ser por isso que voam para lá as borboletas da paixão.

beijos Lóri e está com uma pedalada para a poesia!!!

Lóri disse...

Pit querida,

e imagina que eu só tinha MESMO feito esse lanchinho antes de escrever o texto, mais nada! Se uma refeição leve faz isso comigo, imagina, mais!

Qto ao resto, na falta de centeio, que vontade de uma broa d'avintes, escurinha e úmida, e um tinto... Sim, o sol anda distante, mas tudo isso soube-me pela vida e pelo sol que anda se esquivando.

Beijos e bom retorno!

Lóri disse...

Senhora dos Ventos,

valeu escrever só pra ter um comentário como o teu! E nem duvides que foi desse jeito, se soubesses que tudo começou mesmo qd eu fazia umas comprinhas rápidas e fui me embriagando com o perfume das mangas e aí os olhos e o paladar fizeram o resto, passando a satisfaçao ao teclado.

Grande abraço!

Lóri disse...

Luís querido,

quem está mesmo para poesia és tu. Que belo comentário e meiguinho até a alma.

Beijinhos,

Lóri disse...

Telma, que lindo, até rimou! E viva o nosso Hortifruti, moça!

Bjs,

Lóri disse...

Lauro, desculpa lá, eu sempre metendo os pés pelas mãos. Do jeito que escrevi parece até que sei segredos teus. O que eu queria dizer é que, finalmente, conheço um lado teu que não se eleva às alturas da Sétima Arte, mas fica por aqui, mais próximo das prosaicas experiências da humilde dona deste blog.

Beijos com fiapos de manga ;) acabo de liquidar uma deliciosa!

Lóri disse...

Joca,

seu moço, exagere não! Bjs,

Titá disse...

Uma verdadeira oração, querida amiga, até aqui só de passos; mas um tanto melancólica, apesar de saborosíssima!
Corri a procurar uma manga ( manga espada, de preferência)tal o efeito que me causou!
Saudades

Lóri disse...

Você me mata de rir, Sônia! Manga espada foi sensacional, pena que os portugueses não entendem! :))

Tou cum saudadi, vc vai caminhar amanhã? Vou te ligar. Beijos,