domingo, 2 de março de 2008

Meu Rio

Apresentação de fotos do Rio de Janeiro.
Todas as fotos: Sergio Fonseca
Música: São Sebastião (Totonho Villeroy)
Voz: Mart'Nália (com participação de Maria Bethânia)
Arranjo: Jaime Além

Este é o fim de semana dos clips, pelo visto. Mas é que foram impulsos e não devemos resistir aos impulsos. Como diria Oscar Wilde, "sou capaz de resistir a tudo, menos às tentações" e acredito piamente que devemos nos entregar, sobretudo quanto mais os anos passam, à vertigem do momento.

E já que estamos nisso, se deixarem carregar o clip, o que exige, eu bem sei, uma boa dose de paciência virtual e concreta, enquanto a linhazinha vermelha do youtube vai se completando, verão fotos quase arquetípicas da cidade que a Bethânia chama tão adequadamente, de estandarte do Brasil. Não há reparo a se fazer a isso. Seja lá o que for que se acrescente de bom ou de ruim. É assim e pronto.

E como é aqui que eu vivo, e aqui que tantos vêm me ver. E aqui que tantos e tantas outros e outras vêm em busca da tão cantada maravilha. E onde a encontram, embora encontrem também, é certo, as desmaravilhas. Mas, ok, não há rosas sem espinhos, meus amigos, já dizia a minha avó que, por sinal, sequer sabia quem foi Oscar Wilde. E mesmo que soubesse, suponho que tivesse ficado escandalizada, mas cá está entre as mesmas citações pois afinal teve uma neta, com a qual, é bem provável, também se escandalizasse. Mas isso já são outros quinhentos, embora sejam só 433 os anos que a cidade faz.

E é por isso que eu posto este clip. Por que a minha cidade, de encantos mil, adotada por meu pai há mais tempo do que ele foi capaz de viver na Península Ibérica, está de parabéns. E está mesmo de parabéns, pois não deve ser tarefa fácil resistir encantadora com tantos desencantos e com tanta gente a querer tragá-la em corrupção, lixo, descuido, desmandos, tráfico, pobreza, desmatamento, desleixo, mas também, para cada uma dessas desmaravilhas, há uma reação indignada de milhares de habitantes, da gema ou de fora, que lutam dia a dia para manter a extensão de maravilhas.

NB: Não há uma única foto que não me remeta a uma memória, a uma experiência e a muitas tentações. Não há, tampouco, montagens, sou capaz de indicar quase todos os pontos de onde foram feitas as fotos, os locais eu conheço todos e respondo pela autenticidade do material. Deu até vontade ir buscar as minhas e fazer um painel à guisa de carimbo de proveniência desta maravilha onde Deus me permite viver. E pra onde sempre me tem trazido de volta, mesmo quando insisto em voar pra outros lados.



14 comentários:

Luis Eme disse...

Gostei das imagens do teu rio (tanto mar, flores, sol, miradouros, barcas, tanta gente...), da voz poética de Maria Bethânia e mais ainda das tuas palavras...

Beijos Ida

Lóri disse...

És um querido. E estamos sincronizados, ainda que em fusos diferentes.

Beijo Luís

clarinda disse...

ainda não vi o clip, lóri, mas vejo a cidade. é linda sim, em excesso, mas não são oito ou quinze dias que a descobrem, é preciso uma entrega, uma paixão, um sentir.

beijinhos

Pitanga Doce disse...

Então "senta que lá vem história".

Na última vez que viajei na nossa Varig, quando o avião sobrevoou a cidade o camandante começou a cantar no microfone o Samba do Avião. (Só um piloto brasileiro faria isto) Tenho até fotos na cabine.

"Minha alma canta
vejo o Rio de Janeiro...

beijos Lóri, do alto da minha virose de Verão.

Pitanga Doce disse...

Lóri, diz lá. Que calor foi esse hoje? Parece que ligaram o maçarico! Credo! "Num tô mais acostumada com isso não". Assim não há virose que vá embora!

Agora explica como é que se sai no Galeão com passaporte vinho?

Lóri disse...

Pit, acho q tás me transmitindo virtualmente essa virose, pois hj tou de rastos como eles dizem por lá. Qto ao passaporte, tens de sair com o de cá e entrar em Port com o vinho. A questão é q o vinho dá mt jeito, por exemplo para ir aoutros países que exigem visto para o brasil e não para a UE. E podes tirar qd fores lá, q é mais simples, rápido e barato do q aqui no consulado que é sem comentários.

Beijocas... tou no ar direto...

Pitanga Doce disse...

Ó rapariga, eu já tenho o vinho e foi tirado lá, é claro, na Loja do Cidadão. Conheces? Mas o brasileiro estava vencido e agora é cheio de frescura pra tirar. Tem até impressões digitais. Uau!E o símbolo do Mercosul. Uau! Devia vir com a foto do Chavez! (não o da televisão, o outro) hehe

beijos e a virose persiste. Dói ate´"os oínho".

Titá disse...

Ainda não vi o vídeo, mas me comoveu o seu amor por sua cidade, que muito embora não sendo a minha, aqui vivo, aqui trabalho e aqui vejo imagens que com certeza não estarão no filme... mas não quero ser azeda, desagradável, só quero que me ensine a ter um pouquinho mais de complacência!!! É uma tarefa difícil ou dá pra encarar?
Saudades, hein!
Señora de los Passos

Rosa dos Ventos disse...

E vi o Rio através dos teus olhos...

Abraço

inominável disse...

reconheci o calçadão de Copacabana por onde eu tb andei... e tantos lugares onde estive e as paisagens que vi... quase que tinham cheiro e gosto...

Pitanga Doce disse...

Lóri vai ao Pitanga Doce. HOJE!

beijos

Alberto Oliveira disse...

... tive oportunidade de conhecer o Rio há uns bons anos atrás, numa daquela viagens de pacote que começam lá pelo Recife a acabam em Iguaçú. Subi no teleférico ao Corcovado (uma paisagem fabulosa lá do cimo), pisei o calçadão, visitei meu tio que foi para aí bem cedo e foi o meu cicerone, enfim, três dias não dão para muito, mas deu para confirmar que suas palavras não pecam pelo exagêro.A Maria (Bethania) vi e ouvia-a num concerto em Lisboa, antes da viagem. Não repeti nem uma nem outra. Mas que gostava, gostava...

beijos do

Alberto Escrivão.

Rosa dos Ventos disse...

Hoje não consegui aceder ao "outro"...

Abraço

Pitanga Doce disse...

Então? Nada de novo no "front"? Mandei-te mail a fim de esclarecimento.
Ainda estás do lado de cá da poça, não?